Introdução

 A leitura e a escrita constitui um sistema de representação da linguagem. Quando adquirida, converte-se numa aprendizagem conceitual.  A escrita é uma representação gráfica da linguagem, cuja finalidade primordial é a leitura.

 Aprender a ler e escrever implica em saber operar os símbolos, imagens e idéias. Envolve a compreensão da natureza do sistema de representação da escrita e a descoberta das leis (regras) que regulam a leitura e a escrita.    Para isso, a criança precisa se apropriar dos objetos culturais   para depois conseguir reinventar o sistema de representação da linguagem escrita e, conseguir trabalhar com os conteúdos procedimentais (disciplinas).   

Algumas crianças na fase de alfabetização demoram para compreender os sistemas de escrita que representam a sua cultura, e assim, necessitam de atendimentos psicopedagógicos para identificar suas contradiçoes e elaborá-las.  

 A linguagem dá sentido às coisas - imagens, impressões e sensações. O sujeito vai ordenando-as por uma lei simbólica, ligando essas imagens e impressões a uma palavra. A estrutura da linguagem permite saber nomear essas impressões, imagens e sensações . Essas imagens e expressões são recortadas por uma palavra que lhe dá sentido, significado. 

Quando a criança rabisca(garatuja) ela já está fazendo explorações ativas sobre os objetos de conhecimento.  Então, ela já está fazendo uma descoberta básica e elaborando a sua hipótese de escrita e leitura -,  é uma forma de escrita -, ela já está nomeando suas impressões.  

Saber ler e escrever da forma convencional implica trocas, mudanças, aceitação e, uma boa identificação com quem quer ensinar-lhe algo, pois através da palavra os laços sociais se constituem, constituindo-se num mundo social histórico compartilhado -, o mundo humanizado. 

                                                                              Maria Teixeira

Calendário de eventos

Palestras e Comunicações na área Educacional

22/01/2018 00:00
Agende uma Palestra na sua Escola para o 1o. Semestre de 2018 Temas:  * Habilidades de Relacionamento Interpessoal Promova um grande evento para o seu corpo docente, pais e alunos; temas relacionados ao comportamento humano e, suas implicações no processo Ensino-aprendizagem. O...

1o. Sarau de 2018 no Espaço Alma D'Alma

21/01/2018 09:27
Celebrando o 1o. encontro do ano com amigos e convidados.  O encontro com a arte, - teatro, danças, e apresentações.

Palestra, Livro Limites No Alma D'Alma

07/12/2014 10:19

Comunicações a pais e professores em Abril

11/04/2014 15:42
> Escola Paulista  -   14/04   - 14:00 hs > Escola Arte de Educar   - 17/04 - 09:00 hs   

Grupo de Estudos USP

11/04/2014 15:20
Estudos psicanalíticos - Psicanálide e Linguagem Leituras em Freud e Lacan

Palestras e comunicações aos educadores (pais e professores)

02/07/2013 16:01
Palestras e comunicações aos educadores (pais e professores) AGENDE SUA PALESTRA  2015     Os Temas podem ser desenvolvidos em uma única apresentação:     ·  O comportamento humano e os estilos pessoais (Destinado aos Professores, pais, jovens, comunidade...

Participação em Eventos Científicos

17/04/2013 00:00
Simpósio Psicanálise e Linguagem FEUSP Linha de Pesquisa: Psicologia e Educação  Apresentação do Projeto: Psicanálise e Linguagem - A prática psicopedagógica orientada pela ética da psicanálise.                           ...

Congresso - de 18 a 20/10/2013 " Psicanálise e Linguagem" - USP

10/10/2012 16:12